Ventos Em São Paulo E O Desafio Da Experiência: Falta de protocolo de crise afeta imagem das companhias aéreas.
- diegochenque
- 15 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Com mais de 340 voos cancelados, aeroportos de São Paulo enfrentaram diversas criticas sobre falta de protocolo de crise, afetando imagem das companhias aéreas.

Os ventos de mais 98km/h que atingiram a cidade de São Paulo causou cancelamento de mais de 340 voos, afetando diretamente os aeroportos de todo o Brasil, com mais de 40 cancelamentos para os aeroportos do Rio de Janeiro.
A crise demonstrou a vulnerabilidade da experiência do cliente. Passageiros enfrentaram longas filas e falta de suporte para remarcação. Os efeitos causados geraram diversos questionamentos sobre a implementação de um protocolo de crise nos aeroportos.
Segundo matéria do portal de notícias R7, casos extremos como o de um paciente transplantado, precisou de intervenção do Procon, destacam a urgência em reverter os casos emergenciais.
Este cenário exige uma resposta que vá além da logística: é mandatório que as companhias aéreas estabeleçam um protocolo de crise robusto, com treinamentos constantes e melhor comunicação para passageiros e parceiros.
A intervenção de órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, sinaliza que a falha na gestão da crise podem gerar prejuízos jurídicos e institucionais.
Sabemos que questões como essa podem acontecer, porém, é importante que o suporte aos passageiros seja mais eficaz e assetivo.




