top of page
external-file_edited.png

Na Favela Turismo forma mais de 100 novos condutores e reafirma o turismo como ferramenta de transformação social no Rio de Janeiro

  • Foto do escritor: igu gonzaga
    igu gonzaga
  • há 14 horas
  • 1 min de leitura

Com a cara do carioca e acreditando no próprio território, o projeto Na Favela Turismo celebrou, nesta quarta-feira (5), a formatura de 100 novos condutores locais das comunidades da Rocinha, Cantagalo, Pavão-Pavãozinho e Vidigal. Um marco para o turismo de base comunitária no Rio.


A iniciativa Na Favela Turismo, idealizada por Renan Monteiro e realizada em parceria com o Sebrae-RJ, conta também com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ).


imagem retirada da internet - criador do na favela e secretário de turismo
imagem retirada da internet

Mais do que um curso, o programa é uma oportunidade concreta de inclusão social e geração de renda, com foco em capacitar moradores e mototaxistas para atuarem como guias turísticos em suas próprias comunidades.


Durante a formação, os participantes mergulharam em conteúdos sobre turismo receptivo e comunitário, hospitalidade, formalização (MEI e Cadastur), finanças e marketing digital. Tudo pensado para fortalecer o empreendedorismo local e abrir novas portas no mercado.


O projeto reforça um novo capítulo no turismo carioca, que nasce de dentro pra fora, valorizando quem vive, cria e transforma o território. Uma prova viva de que o turismo pode, sim, ser um agente de mudança, inclusão e esperança.


bottom of page