Roda de Choro Recreio: O encontro de amigos que virou Patrimônio Cultural
- diegochenque
- 5 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
O Recreio dos Bandeirantes tem um tesouro cultural. A Roda de Choro do Recreio, o encontro informal, que hoje é um evento que lota a Praça Augusto Ruschi.

Desde 2016, a Praça Augusto Ruschi (Parcão) se transforma todos os domingos, das 10h às 13h, no palco de um dos movimentos culturais mais espontâneos da Zona Oeste.
A Roda de Choro do Recreio nasceu de um encontro casual entre o engenheiro elétrico Márcio Rondon e o professor Pedro Fontes, unidos pelo amor ao choro.
O evento rapidamente caiu nas graças dos moradores e apreciadores da música carioca, com o público se espalhando pela praça para ouvir os clássicos.
A iniciativa contribuiu diretamente para fortalecer a identidade do bairro, que é mais recente, transformando-se em um ponto de atração e um resgate do espírito musical da cidade.
Reconhecimento, documentário e a importância da música
O reconhecimento oficial veio em 2023, quando um projeto de lei transformou o evento em Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico de Natureza Imaterial. Além disso, o evento já foi tema de um documentário, mostrando sua relevância.
Em 2026, a roda completará 10 anos!
Agora é só aproveitar o domingo na Praça Augusto Ruschi curtindo um Chorinho e depois me conta o que achou!




